Apesar de ser uma cirurgia superficial, com curta duração e anestesia local, a blefaroplastia requer alguns cuidados no seu pós-operatório.
Essa é uma fase crucial para a recuperação dos pacientes e para eles atingirem o resultado que esperam com a cirurgia.
Por conta disso, é fundamental que o paciente siga as orientações dadas pelo médico oftalmologista que realizou sua cirurgia e evite os erros no período pós-operatório.
Você sabe quais são os principais erros no pós-operatório de blefaroplastia, que devem ser evitados a todo custo? A seguir nos elencamos os três piores deles, segundo o Dr. Pedro Ruiz.
Tomar sol
Tomar sol é um dos erros que quem fez blefaroplastia deve evitar no período pós-operatório. Isso porque, o sol não vai auxiliá-lo no processo de cicatrização e pode causar inchaço e latejamento no local em que ocorreu a cirurgia.
Além disso, como o sol desidrata a pele, ele pode tornar a recuperação muito mais lenta.
Nesse sentido, o mais indicado é que o paciente evite rigorosamente a exposição ao sol. O ideal é que isso seja feito enquanto as manchas roxas persistirem e quando a incisão ainda não estiver cicatrizada.
Fazer exercícios físicos intensos nos primeiros 30 dias (pós-operatório)
Outro erro que deve ser evitado após a realização da blefaroplastia é o retorno as atividades físicas intensas nos 30 primeiros dias.
Esse esforço físico pode retardar o processo de cicatrização, prolongar o tempo de recuperação, e influenciar diretamente no resultado que o paciente teria.
Entretanto, após os 30 primeiros dias, é comum que o médico-cirurgião libere o paciente para atividades moderadas, como para fazer caminhadas, por exemplo.
Lembre-se sempre de respeitar esse período de recuperação e de que em breve todas as atividades do seu dia a dia estarão acontecendo normalmente.
Deixar de fazer as compressas de gelo
Após fazer a cirurgia de blefaroplastia no Instituto Pedro Ruiz, os pacientes são recomendados a fazer compressas de gelo na região da cirurgia.
Eles devem fazer esse procedimento em casa e com bastante frequência, visando evitar um inchaço e para contribuir com a sua cicatrização.
O gelo tem ação anestésica e ajuda a reduzir o hematoma no local em que a cirurgia foi realizada.
A aplicação dessa bolsa é muito importante, e sem dúvidas, quem deixar de fazer no pós-operatório de blefaroplastia, estará cometendo um erro.
Quer saber mais detalhes sobre a cirurgia de blefaroplastia e quais as principais recomendações médicas no seu pós-operatório? Então veja o vídeo abaixo em que o Dr. Pedro Ruiz responde alguns questionamentos no canal de YouTube do Instituto.