Assim como em outras cirurgias, a blefaroplastia requer alguns cuidados em seu período pós-operatório que são essenciais para a segurança do paciente, cicatrização e para que ele tenha o resultado que almeja.
Além disso, seguir algumas dicas e orientações do médico oftalmologista pode deixar esse período mais tranquilo e permitir uma recuperação correta.
Por conta disso, elencamos abaixo algumas dicas compartilhadas pela Dra. Tatiana Costa, oftalmologista e especialista em cirurgias oculares do Instituto Pedro Ruiz, para quem realizou a cirurgia de blefaroplastia.
Atenção as três fases do período de cicatrização
A cicatrização da cirurgia de blefaroplastia pode ser divida em três fases. A primeira delas inclui os sete primeiros dias após o procedimento.
Nesse período, é comum que o paciente ainda esteja em uma fase inflamatória, com hematomas, inchamos ao redor dos olhos e vermelhidão.
Em seguida, os pacientes entrarão em uma fase proliferativa, onde o paciente terá uma proliferação de células e provavelmente a cicatriz da blefaroplastia estará mais grossa.
“Isso é normal de acontecer no início”, afirma a doutora sobre essa fase.
Por fim, a cicatrização estará na fase reparadora, em que a sua cicatriz começará a afinar. “Nessa fase, a cicatriz vai ficando mais fininha, mais branquinha e provavelmente, imperceptível”, afirma a médica oftalmologista.
Como diminuir o hematoma pós-cirúrgico?
Mesmo que os hematomas pós-cirúrgicos sejam comuns da blefaroplastia, existem sim algumas maneiras de amenizá-los.
Drenagem linfática
A principal forma de amenizar os hematomas pós-blefaroplastia é a drenagem linfática no rosto logo após a cirurgia – como acontece no Instituto Pedro Ruiz.
Por aqui, os profissionais realizam essa drenagem no mesmo dia da blefaroplastia, para que a recuperação dos pacientes sejam mais rápidas.
Uso de tappes
Além disso, a aplicação de tappes ao redor dos olhos também ajuda, pois eles farão uma contenção dos hematomas e não permitirão que eles se espalhem para outras áreas do rosto.
Faça compressa de gelo em casa
Também é ideal que os pacientes façam compressas de gelo na região com hematomas, quando estiver em casa.
“Isso deve se feito a cada três horas, nos três primeiros dias. Esses são os dias que mais vão inchar, mais terão roxos, que mais os hematomas vão aparecer”, recomenda a Dra. Tatiana.
Em nosso canal do YouTube, publicamos vídeos frequentemente com diversas dicas. Confira na integra o vídeo em que a Dra. Tatiana tira diversas dúvidas sobre blefaroplastia:
Gostou de ficar por dentro sobre as principais dicas para uma cicatrização correta após realizar blefaroplastia? Então continue navegando em nosso blog para ficar bem informado. Por aqui, publicamos conteúdos diários.
Siga também a nossa página no Instagram. Nela publicamos depoimentos de clientes e alguns resultados antes e depois surpreendentes.