A blefaroplastia é amplamente conhecida por seus efeitos estéticos — afinal, o procedimento é responsável por renovar o olhar, devolver a leveza ao rosto e melhorar a autoestima de milhares de pessoas.
No entanto, o que muita gente ainda não sabe é que ela vai além da beleza. Sim, a blefaroplastia também pode aliviar dores de cabeça e fadiga ocular, especialmente em casos de excesso de pele nas pálpebras superiores.
Esses sintomas são mais comuns do que se imagina, principalmente em pessoas com pálpebras caídas ou flacidez acentuada na região dos olhos. O peso da pele nessa região pode causar um esforço constante para mantê-los abertos, gerando tensão muscular na testa, cansaço visual e, com o tempo, dores frequentes na cabeça.
Por que a blefaroplastia ajuda nesses casos de dores de cabeça?
Com o passar dos anos, é natural que a pele ao redor dos olhos perca elasticidade. Em algumas pessoas, isso acontece de forma mais acentuada, levando a uma condição conhecida como ptose palpebral ou excesso de pele palpebral.
Quando a pele começa a pesar sobre os olhos, o esforço para manter a visão clara se torna constante — e muitas vezes, involuntário.
Esse esforço repetitivo pode gerar diversos desconfortos:
- Cansaço nos músculos da testa e ao redor dos olhos
- Dores de cabeça tensionais, principalmente no fim do dia
- Visão turva ou campo visual reduzido
- Olhar cansado, mesmo após uma boa noite de sono
A blefaroplastia, nesses casos, atua diretamente na causa do problema: ao remover o excesso de pele e reposicionar estruturas musculares e adiposas, o procedimento elimina o peso extra sobre os olhos, aliviando a tensão muscular e melhorando significativamente o conforto visual.
Ou seja, além de rejuvenescer a aparência, a cirurgia melhora a qualidade de vida, proporcionando mais leveza no olhar, mais disposição no dia a dia e menos dores de cabeça.
Leia mais: A revolução da blefaroplastia: o método Nascer de um Novo Olhar
Quando considerar a blefaroplastia para esses sintomas?
Se você sente que está sempre com os olhos pesados, tem dificuldades para manter os olhos abertos no fim do dia ou sofre com dores de cabeça sem causa aparente, pode ser o momento de procurar um especialista.
É fundamental que essa avaliação seja feita por um médico com experiência não apenas em cirurgia plástica, mas com formação em oftalmologia, já que essa é uma região delicada e requer um olhar técnico e estético ao mesmo tempo.
Saiba também: Dr. Pedro Ruiz: o cirurgião que está transformando a blefaroplastia no Brasil
Instituto Pedro Ruiz: referência em blefaroplastia na América Latina
O Instituto Pedro Ruiz é hoje uma das maiores referências da América Latina em cirurgias de pálpebra. Com uma equipe médica formada por oftalmologistas especializados em plástica ocular, o Instituto realiza mais de 30 cirurgias por dia, sempre com foco na segurança, no atendimento personalizado e em resultados naturais.
Veja a seguir esse antes e depois da blefaroplastia:

Muitos pacientes que chegam até nosso Instituto buscando uma melhora estética também relatam, após o procedimento, uma redução significativa nas dores de cabeça e na fadiga ocular.
São histórias reais de transformação, em que a cirurgia devolve mais do que a beleza: devolve conforto e qualidade de vida.
Confira o depoimento da Elenice, que decidiu mudar através da cirurgia de blefaroplastia realizada no Instituto Pedro Ruiz:
Cuidar de você também é saúde
Se você tem sentido seu olhar pesado, cansado ou convive com dores de cabeça frequentes, saiba que isso pode estar relacionado à queda das pálpebras. E a solução pode ser mais simples do que você imagina.
Agende uma avaliação no Instituto Pedro Ruiz. Nossa equipe está pronta para ouvir você, entender seus sintomas e indicar o melhor caminho. Porque cuidar da sua beleza também é uma forma de cuidar da sua saúde.