Quando falamos sobre cirurgia de blefaroplastia, alguns cuidados são essenciais para evitar qualquer tipo de complicação após a realização do procedimento. Entre eles, o uso de cigarros.
Sabemos que o hábito de parar de fumar é um grande desafio para milhões de brasileiros. É verdade também que há uma queda no uso do cigarro nos últimos anos, algo em torno de 30,7%, considerando como base de 2015 a 2024.
Porém, esse costume pode causar certos problemas e atrapalhar o processo de cicatrização da blefaroplastia. Quer saber mais sobre esse assunto? Então continue aqui e confira mais detalhes nesse artigo preparado pelo Instituto Pedro Ruiz.
Por que fumar cigarro é um problema em relação à cirurgia de blefaroplastia?
Tanto antes, quanto depois da cirurgia de blefaroplastia, nossos médicos fazem diversas recomendações aos pacientes que optam por fazer esse procedimento, que faz a remoção do excesso de pele das pálpebras, ou das bolsinhas de gordura que normalmente ficam abaixo dos olhos.
Entre elas, é solicitado que o paciente evite fumar antes de realizar o procedimento e também depois dele, até a cicatrização ser concluída.
Isso porque, o cigarro possui algumas substâncias que colocam em risco a saúde do paciente, podendo gerar complicações após a cirurgia.
Outro fator negativo em relação ao cigarro, é que ele pode atrasar o processo de cicatrização, que leva em torno de 30 a 45 dias para ser concluída.
Porém, é importante ressaltar que uma cicatrização total pode levar até 12 meses. Isso varia conforme cada paciente.
Confira a explicação completa feita pelo nosso Dr. Pedro Ruiz, especialista em blefaroplastia, em nossa página no Instagram.
Leia mais: Dicas para ajudar na cicatrização após a blefaroplastia
Outros cuidados necessários no pós-cirúrgico de blefaroplastia
Além de evitar o uso de cigarro, é importante tomar alguns outros cuidados no pós-operatório da blefaroplastia.
- Evitar exposição solar;
- Sono regulado, dormindo com a cabeça voltada para cima;
- Acompanhamento médico para avaliação;
- Não praticar esportes nos primeiros 15 dias e retornar de forma leve após esse período;
- Manter uma alimentação saudável.
Seguindo essas orientações, além das que o médico compartilha após a cirurgia, você terá uma cicatrização perfeita, com resultados surpreendentemente positivos.
Leia também: O Instituto Pedro Ruiz é bom?
Escolha o Instituto Pedro Ruiz para a sua blefaroplastia
Com mais de 5 mil cirurgias realizadas, o Instituto Pedro Ruiz é referência em blefaroplastia em São Paulo.
O lugar conta com médicos especializados, que são oftalmologistas, com qualificação em cirurgia plástica ocular.
Por aqui milhares de pacientes já foram atendidos e transformado pelo método nascer de um novo olhar, desenvolvido pelo Dr. Pedro Ruiz.
Agora que já sabe os riscos que o cigarro podem causar durante o processo de recuperação de uma blefaroplastia, então fique de olho em nosso blog e confira outros artigos que vão te deixar bem informado sobre o tema.
Além disso, você também pode conferir mais conteúdos em nossas redes sociais. Na página no Instagram compartilhamos nosso dia a dia, depoimento de clientes e alguns resultados antes e depois.
Já no canal do YouTube você pode conferir alguns vídeos em que nossos médicos esclarecem dúvidas dos pacientes e falam mais detalhes sobre a cirurgia de blefaroplastia.